Skip to content

Como fazer manutenção em Bateria para Automóvel?

Como fazer manutenção em Bateria para Automóvel

Sendo o coração do automóvel, a bateria é um item indispensável para o seu funcionamento. Afinal, é ela quem dá a energia elétrica para que seu carro se movimente e execute todas as suas funções. Assim, realizar a manutenção em bateria para o automóvel é imprescindível.

Normalmente, as baterias possuem uma vida útil de 5 a 7 anos, desde que sejam realizadas as devidas manutenções periódicas nelas. Não apenas o mecânico pode fazer esse procedimento, mas você mesmo em casa também consegue.

Então, se você ainda não sabe como fazer manutenção em bateria para carros, veja só a seguir o passo a passo para aumentar a sua vida útil. Confira!

Como fazer manutenção em Bateria para Automóvel - v2

Encontre a bateria de seu automóvel

Para encontrá-la de forma fácil, basta procurar por uma caixa de chumbo grande que tenha um reservatório de plástico. Nesta caixa, haverá algumas placas de chumbo que são cobertas por vários metais.

Veja o nível de água periodicamente para fazer manutenção em bateria

Para quem não conhece de automóveis, é importante ter em mente que a água precisa apenas tocar o fundo do local da recarga da bateria. Então, para isso, basta inspecionar o nível de água periodicamente puxando a tampa do enchimento.

Alguns modelos de baterias não possuem essa tampa de inspeção, já que não necessitam de água em seu interior.

Caso o seu modelo seja necessário o uso de água, adicione água destilada com o auxílio de um mini funil.

Faça limpeza nos terminais da bateria

Com o auxílio de uma escova de arame, faça a limpeza nos terminais da bateria a cada 6 ou 8 meses. Para isso, basta retirar os terminais da bateria e esfregar a escova neles até que forme uma pasta de bicarbonato de sódio misturada a água destilada.

Assim, continue esfregando suavemente a região até que note um brilho no local e a remoção do ácido seco.

Depois, troque os conectores do terminal com a ajuda de martelo de borracha para pressioná-los.

Faça manutenção em bateria com graxa para altas temperaturas

Este processo irá manter a vida útil da carcaça da sua bateria. Pois ela ficará protegida contra os processos de corrosão e de ferrugem.

Como fazer manutenção em Bateria para Automóvel - v3

Realize inspeções da tensão da célula

Antes de fazer qualquer troca de óleo, ou até mesmo de levar o seu automóvel para a manutenção, realize a inspeção da tensão da célula.

Uma bateria completamente carregada, precisa ter uma entrada entre 12,5 a 12,6V.

Este teste pode ser realizado no seu mecânico de confiança ou até mesmo em uma loja de autopeças caso não esteja em tempo de fazer as manutenções periódicas de seu veículo.

Fazendo este procedimento, eles poderão indicar produtos que possam auxiliar no plano de manutenção em baterias.

Inspecione o isolador da bateria

Primeiro, veja se o seu automóvel possui um isolador de bateria. Alguns modelos possuem este equipamento para poder proteger a bateria contra temperaturas elevadas que podem danificar ou secar o fluido dentro delas.

Então, é importante realizar as devidas inspeções para que este isolador esteja no local certo e sem danos.

Faça a manutenção em bateria também com especialistas

Além de você mesmo cuidar da bateria do seu carro em casa, é preciso ter o auxílio periódico do especialista. Seja o seu mecânico ou até mesmo uma loja de manutenção regular, mas se você precisar de uma bateria para seu veículo, fale agora com a Baterias Online.

Assim, a melhor forma é realizar os devidos testes a cada 3 meses ou a cada 3.000 km rodados. Contudo, vale o que atingir primeiro. Dessa forma, você não fica andando com um carro sem manutenção na bateria e não corre riscos de precisar solicitar um mecânico de última hora para uma manutenção corretiva.

A Baterias Online oferece esses serviços para você, pois aqui você irá encontrar baterias com o selo do Inmetro e com total garantia de qualidade. Não perca mais tempo e venha conferir as melhores opções para o seu veículo.

Acesse o nosso site clicando aqui e veja os modelos de baterias comuns que estão disponíveis para você. Mora longe? Isto não é um problema, pois enviamos para todo o Brasil. Para falar com um de nossos técnicos entre em contato através do nosso site!